DESAFIOS BÍBLICOS

desafios bíblicos para jovens

DESAFIOS BÍBLICOS


QUEM É O PERSONAGEM?

Nesta prova o leitor será desafiado a descobrir o personagem oculto. Para isso serão fornecidas até três pistas. O leitor observará que cada pista é antecedida por números (pontuação) em ordem decrescente. Quanto mais pistas, menor será a pontuação. Quanto mais você acertar, mais ponto você ganha. Bom divertimento!



PERSONAGEM 1

PISTAS:

3) Nada me aconteceu quando uma víbora me picou.

2) Fui açoitado por cinco vezes.

1) Também me chamo Saulo de Tarso.


(At 13.9; 28.3; 2Co 11.24)

 

QUEM SOU EU?

A) PAULO B) PEDRO C) JOÃO




PERSONAGEM 2

PISTAS:

3) Depois de morto fui decapitado.

2) Sou filisteu.

1) Morri num duelo com Davi.


(1Sm 17.4,49,51)

 

QUEM SOU EU?

A) SANGAR B) JÔNATAS C) GOLIAS


📝Baixe nosso livro 

DESAFIOS BÍBLICOS

CLIQUE AQUI


PERSONAGEM 3

PISTAS:

3) Tive os meus pés lavados por uma pecadora.

2) Transformei água em vinho.

1) Curei Bartimeu.


(Mc 10.46,52; Lc 7.36-50; Jo 2.9)

 

QUEM SOU EU?

A) GABRIEL B) JESUS C) CEFAS




PERSONAGEM 4

PISTAS:

3) Ameacei de morte o profeta Elias.

2) Providenciei a execução do inocente Nabote.

1) Meu esposo é o rei Acabe.


(1Rs 16.31; 19.21; 21.9,14)

 

QUEM SOU EU?

a) JEZABEL b) RAABE c) NOEMI




PERSONAGEM 5

PISTAS:

3) Sou um dos doze apóstolos.

2) Ofereci a Jesus um grande banquete.

1) Também sou conhecido como Levi.


(Mt 9.9 cp. Mc 2.14; Mt 10.2,3; Lc 5.29)

 

QUEM SOU EU?

A) BARTOLOMEU B) ZAQUEU C) MATEUS




PERSONAGEM 6

PISTAS:

3) Cortei a orelha de Malco.

2) Resisti a ideia de ter os meus pés lavados por Jesus.

1) Também sou conhecido como Cefas e Simão.


(Jo 1.42; 13.6; 18.10)

 

QUEM SOU EU?

A) PEDRO B) LÁZARO C) JOSÉ DE ARIMATEIA




PERSONAGEM 7

PISTAS:

3) Ocupei um alto posto do governo em terra estrangeira.

2) Revelei e interpretei os sonhos de Nabucodonosor.

1) Fui lançado na cova dos leões.


(Dn 2.1,21; 2.48; 6.16)

 

QUEM SOU EU?

A) JOSÉ B) DANIEL C) TIAGO



desafios bíblicos: Daniel na cova dos leões

PERSONAGEM 8

PISTAS:

3) Eu sou o “Elias” profetizado por Malaquias.

2) Fui decapitado no aniversário de Herodes.

1) Batizei muitos no rio Jordão.


(Mt 14.6,10; 17.11,12; Jo 1.28)

 

QUEM SOU EU?

A) GAMALIEL B) ELISEU C) JOÃO BATISTA



📚Curso de Interpretação Bíblica

PERSONAGEM 9

PISTAS:

3) Meu pai chama-se Jessé.

2) Derrotei um filisteu muito maior do que eu.

1) Saul por várias vezes tentou me matar.


(1Sm 16.18,19; 17.49; 19.10)

 

QUEM SOU EU?

a) DAVI b) SALOMÃO c) AGEU




PERSONAGEM 10

PISTAS:

3) Há alusão a mim na genealogia de Jesus descrito por Mateus.

2) Sou viúva de Urias.

1) Sou a mãe do rei Salomão.


(2Sm 11.3,17; 12.24; Mt 1.6)

 

QUEM SOU EU?

a) ABIGAIL b) MERABE c) BATE-SEBA

 

 

   Respostas: 1) a  2) c  3) b  4) a  5) c  6) a  7) b  8) c  9) a  10) c


*Extraído do livro DESAFIOS BÍBLICOS


desafios bíblicos

MILAGRES DA BÍBLIA

Muitos milagres são relatados na Bíblia, mas muitas vezes existe confusão em reconhecer quem foi o “instrumento” que Deus usou para realizar o milagre. Nesta prova é relatado o milagre e em seguida as alternativas para descobrir “qual o homem de Deus envolvido no milagre”.

QUEM DEUS USOU NO MILAGRE?


1) O pai de Públio é curado. (At 28.8)

     a) Simeão

     b) Simão

     c) Paulo




2) A água se torna sangue. (Êx 4.9,30)

     a) Moisés

     b) Josué

     c) Lucas




3) Cai fogo do céu e consome a lenha encharcada e o holocausto. (1 Rs 18.38)

     a) Jacó

     b) Elias

     c) Ágabo




perguntas para gincana bíblica


4) Dorcas é ressuscitada. (At 19.40)

     a) Pedro

     b) Marcos

     c) Felipe




5) A farinha e o azeite de uma viúva são multiplicados. (1 Rs 17.14)

     a) Jonas

     b) Elias

     c) Habacuque




6) Poucos pães alimentam cem homens. (2 Rs 4.43)

     a) Felipe

     b) Habacuque

     c) Eliseu




7) Um coxo que estava no templo é curado. (At 3.7)

     a) Paulo

     b) Pedro

     c) Lucas




8) Os egípcios têm seus primogênitos mortos. (Êx 12.29)

     a) Daniel

     b) Moisés

     c) Malaquias




9) O espírito de adivinhação de uma jovem é expulso. (At 16.18)

     a) Elias

     b) Gade

     c) Paulo




10) Cai fogo do céu e consome os capitães e seus homens. (2 Rs 1.10)

     a) Jacó

     b) Elias

     c) Ágabo



  Respostas: 1) a  2) a  3) b  4) a  5) b  6) c  7) b  8) b  9) c  10) c


📝Baixe nosso livro 

DESAFIOS BÍBLICOS

CLIQUE AQUI



PARÁBOLAS

Nesta prova o leitor será desafiado a descobrir a parábola. Para isso serão fornecidas até três pistas. O leitor observará que cada pista é antecedida por números (pontuação) em ordem decrescente. Quanto mais pistas, menor será a pontuação. Acertando a resposta com a primeira pista, ganha 3 pontos, se precisar de uma segunda pista, ganha 2 e se só acertar na terceira pista, ganha um ponto.



PARÁBOLA 1

 

PISTAS:

3) Relata dez moças à espera do noivo.

2) Metade das moças eram prudentes.

1) Cinco delas foram consideradas néscias por não providenciarem azeite suficiente para suas lâmpadas.


(Mt 25:1-12)

 

QUAL É A PARÁBOLA?

a) As dez virgens b) O noivo c) O azeite




PARÁBOLA 2


PISTAS:

3) Um homem tem sua plantação sabotada por um inimigo.

2) Só foi possível perceber a ação do inimigo após o crescimento das plantas.

1) Duas ervas crescem juntas, sendo uma boa e a outra daninha.


(Mt 13:24-30)

 

QUAL É A PARÁBOLA?

a) A semente b) O trigo e o joio c) O grão de mostarda




PARÁBOLA 3


PISTAS:

3) Duas mortes e dois destinos diferentes.

2) Jesus deixa claro a impossibilidade de comunicação entre mortos e vivos.

1) Relata o clamor de um homem rico a Abraão.


(Lc 16.20-31)

 

QUAL É A PARÁBOLA?

a) O rico e Lázaro b) O abismo c) A morte

  


quiz bíblico para jovens



PARÁBOLA 4


PISTAS:

3) Um homem deixa seus bens sob a administração de três servos.

2) Dois servos fazem o dinheiro de seu patrão reder 100%.

1) Somente a administração de um servo não produziu resultados.


(Mt 25:14-30)

 

QUAL É A PARÁBOLA?

a) O banqueiro b) A moeda perdida c) Os talentos



 

PARÁBOLA 5


PISTAS:

3) A produção do campo de um homem excedeu as expectativas.

2) Celeiros menores tiveram que ceder lugar aos de maior capacidade.

1) Um homem deposita sua confiança no futuro na grandeza de suas riquezas.


(Lc 12:16-20)

QUAL É A PARÁBOLA?

a) A plantação b) O rico insensato c) A fortuna




PARÁBOLA 6


PISTAS:

3) Um jovem dissipa seus bens numa vida dissoluta.

2) Tendo fome, um jovem tem o desejo de saciar sua fome com a comida dos porcos.

1) Uma festa é preparada para recepcionar o filho que retorna ao lar.


(Lc 15:11-32)

 

QUAL É A PARÁBOLA?

a) O filho pródigo b) O pai amoroso c) A grande festa




PARÁBOLA 7


PISTAS:

3) Uma mulher tem inicialmente 10 moedas.

2) Uma mulher vasculha sua casa em busca de algo que perdeu.

1) Ao achar seu objeto, uma mulher divide sua alegria com as amigas.


(Lc 15:8-9)

 

QUAL É A PARÁBOLA?

a) A tempestade b) A vassoura c) A dracma perdida


desafios bíblicos


PARÁBOLA 8


PISTAS:

3) O cenário utilizado é o templo.

2) A arrogância de um fariseu é destacada.

1) Ressalta a humildade de um cobrador de impostos.


(Lc 18:9-13)

 

QUAL É A PARÁBOLA?

a) O templo b) O fariseu e o publicano c) A oração



📚Curso de Interpretação Bíblica

PARÁBOLA 9


PISTAS:

3) Um homem contrata vários trabalhadores para a sua plantação.

2) Houve vários horários do início da jornada.

1) Todos os trabalhadores receberam a mesma quantia sem distinção de horas trabalhadas.


(Mt 20:1-15)

 

QUAL É A PARÁBOLA?

a) A jornada b) Os trabalhadores na vinha c) A vinha




PARÁBOLA 10


PISTAS:

3) Um homem vende tudo o que tem para comprar uma pérola.

2) Foi utilizada para ilustrar o reino dos céus.

1) O personagem é um negociante de pérolas.


(Mt 13:45-46)

 

QUAL É A PARÁBOLA?

a) Pérola de grande valor b) A praia c) O negociador

 

 

Respostas: 1) a  2) b  3) a  4) c  5) b  6) a  7) c  8) b  9) b  10) a

 



CONHEÇA NOSSO LIVRO!!!
👇

2 comentários:

  1. Muito boa a idéia uma brincadeira prá nos fortalece na palavra dá bíblia amei 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir